Tratamentos de fibromialgia: 13 maneiras de aliviar a dor

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fibromialgia: 13 maneiras de aliviar a dor

Tratamentos de fibromialgia, A  (fibromialgia) é uma condição que causa dor musculoesquelética, fadiga e sensibilidade localizada. A causa da fibromialgia é desconhecida, mas a genética pode desempenhar um papel. Os sintomas podem se desenvolver após: 

Tratamentos de fibromialgia: 13 maneiras de aliviar a dor
Tratamentos de fibromialgia: 13 maneiras de aliviar a dor
  • estresse psicológico
  • trauma físico
  • uma lesão
  • uma doença

Outros sintomas podem incluir depressão, falta de concentração e dores de cabeça.

Tratar dor, fadiga e outros sintomas é fundamental. Felizmente, várias opções estão disponíveis para facilitar e gerenciar os sintomas da fibromialgia e melhorar sua qualidade de vida.

A dor da fibromialgia pode ser pequena ou grave o suficiente para interferir nas atividades diárias. Felizmente, o tratamento pode ajudar a controlar a dor.

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1. analgésicos

A medicação é uma opção para reduzir a dor da fibromialgia. Seu médico pode recomendar analgésicos sem prescrição médica (OTC), como aspirina, ibuprofeno e naproxeno sódico. Estes medicamentos podem ajudar:

  • reduzir a inflamação
  • minimizar dores musculares
  • melhorar a qualidade do sono

Estes podem ajudar a aliviar a dor e a fadiga. Discuta os possíveis efeitos colaterais do uso de antidepressivos para fibromialgia com seu médico. Para algumas pessoas, os antidepressivos podem causar uma variedade de efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, ganho de peso e perda do desejo sexual.

3. Anticonvulsivantes

Essas medicações para convulsões também podem ajudar a reduzir a dor. A Food and Drug Administration dos EUA aprovou a pregabalina (Lyrica), a primeira droga anticonvulsivante para o tratamento da fibromialgia. A gabapentina, que reduz a dor do nervo, pode ser sugerida. Mas esses medicamentos vêm com possíveis efeitos colaterais, incluindo:

  • tontura
  • ganho de peso
  • inchaço
  • boca seca

4. Yoga

A pesquisa mostrou que pessoas com fibromialgia que participaram de aulas de ioga experimentaram melhor humor e menos dor e fadiga. As classes incluídas:

  • poses gentis
  • meditação
  • exercícios de respiração
  • discussões em grupo

Tente fazer uma aula de ioga. A prática aumenta a força muscular, incorpora a meditação e ensina diferentes técnicas de relaxamento. Apenas certifique-se de informar ao instrutor sobre sua condição, para que eles possam ajustar as poses conforme necessário para você.

Você pode querer tentar acupuntura para alívio da dor. Envolve a picada da pele com agulhas para:

  • promover a auto-cura natural
  • incentivar uma mudança no fluxo sanguíneo
  • mudar os níveis de neurotransmissores em seu cérebro
  • tratar uma variedade de condições de saúde, como dor crônica

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Um estudo no Journal of Rehabilitation Medicine descobriu que pessoas com fibromialgia que receberam acupuntura se beneficiaram de alívio da dor por pelo menos dois anos, em comparação com aqueles que não o fizeram. Para aqueles que não podem tolerar as agulhas, a acupressão pode ser uma opção.

Os riscos da acupuntura incluem dor, sangramento menor e hematomas após o tratamento. Sempre verifique se o seu acupunturista está licenciado para diminuir o risco de infecção por agulhas não esterilizadas.

6. Fisioterapia

Técnicas de fisioterapia visam melhorar sua amplitude de movimento e fortalecer os músculos. Isso também pode ajudar a reduzir a dor da fibromialgia. Seu terapeuta irá adaptar um programa para ajudar a gerenciar sintomas específicos. Eles também podem ensinar técnicas de autocuidado, incluindo educação em fibromialgia, para ajudá-lo a administrar a fadiga e a dor por conta própria. Pesquisas mostram que a educação sobre o controle da dor pode levar ao aumento do desempenho durante o exercício.

A fadiga é um sintoma comum da fibromialgia. Você pode acordar de manhã cansado apesar de dormir durante a noite. Atividades cotidianas simples podem ser exaustivas. Opções para o tratamento da fadiga fibromialgia incluem:

7. Vitamina D

Pessoas com fibromialgia muitas vezes têm baixos níveis de vitamina D. Em um estudo de 2013, os pesquisadores descobriram que pessoas com fibromialgia se sentiam melhor fisicamente e tinham menos fadiga quando tomavam suplementos de vitamina D. Converse com seu médico antes de tomar suplementos de vitamina D, pois muito pode ser tóxico.

Compre on-line para suplementos de vitamina D.

8. Exercício

O exercício também é uma maneira eficaz de combater o cansaço e melhorar seus níveis de energia. O exercício aumenta a produção de endorfinas no cérebro, melhora o sono e reduz a depressão. Atividades sugeridas para pessoas com fibromialgia incluem caminhadas, ciclismo e natação. Para alguns, começar é difícil com a dor generalizada; comece devagar e aumente gradualmente. Enquanto este artigo apresenta opções para considerar a tentativa, o exercício é a única solução que continua a mostrar benefício em ensaios controlados.

Você pode incorporar tratamentos alternativos para aliviar os sintomas da fibromialgia. Converse com seu médico sobre as seguintes opções.

9. maconha medicinal

A maconha medicinal pode aliviar os sintomas da fibromialgia. Um estudo descobriu que pessoas com fibromialgia que tomaram cannabis medicinal experimentaram:

  • uma redução da dor e rigidez
  • relaxamento aprimorado
  • um aumento na sonolência
  • sentimentos de bem-estar
  • melhoria da saúde mental

Mais pesquisas são necessárias sobre os benefícios da maconha medicinal para a fibromialgia. Os efeitos colaterais podem incluir julgamento e concentração fora de foco, e os efeitos a longo prazo precisam de mais pesquisas.

10. Biofeedback

O biofeedback é aprender a controlar as funções do seu corpo. Isso pode ajudar a reduzir a tensão muscular e a dor da fibromialgia. Não há efeitos colaterais associados a essa técnica, mas algumas pessoas podem se sentir sobrecarregadas ou exaustas depois de uma sessão. Fale com seu médico para ver se você é um bom candidato ao biofeedback.

11. Tai chi

Essa técnica mente-corpo envolve respiração profunda, meditação e movimentos controlados. Tai chi pode melhorar a força muscular, equilíbrio e resistência. Não é extenuante, mas você pode desenvolver dores musculares ou entorses se você exagerar.

12. massagem terapêutica

As massagens podem relaxar os músculos, melhorar a amplitude de movimento e reduzir o estresse e a ansiedade. Você pode experimentar hematomas temporários, inchaço e dor se o seu terapeuta aplicar muita pressão.

13. Terapia comportamental cognitiva (TCC)

A base da CBT é ajudar as pessoas a estabelecer metas realistas. Os pacientes trabalham na identificação de padrões de pensamentos disfuncionais e no desenvolvimento de técnicas para gerenciar pensamentos negativos. As técnicas que você aprende através da TCC podem ajudar a reduzir ou minimizar sua dor na fibromialgia.

Os ensaios clínicos são cruciais para o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos para determinadas condições. Participar de estudos clínicos fornece informações valiosas para pesquisadores que estão aprendendo mais sobre fibromialgia e dor crônica. Visite o Center Watch para encontrar um teste clínico perto de você, se você estiver interessado em participar.

A fibromialgia pode ser uma condição vitalícia que causa dor, fadiga e sensibilidade. Embora não haja uma causa única, existem muitas opções de tratamento disponíveis para aliviar a dor da fibromialgia. Converse com seu médico sobre as opções. De medicação para fisioterapia, há uma abundância de tratamentos para tentar se não funcionar para você. Você ainda pode viver uma vida saudável e ativa com fibromialgia.

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