Pirâmide Financeira e Marketing Multinível qual a diferença?

0
328
Marketing de Relacionamento ou Marketing Multinível
Rate this post

Qual a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira?

O que é Pirâmide Financeira? Pode ser difícil para as pessoas diferenciar as empresas de marketing multinível legítimo das empresas que são na verdade pirâmides financeira.

As empresas que são pirâmide financeira, as quais são ilegais, ganham a maioria de sua receita a partir do recrutamento de novos membros, enquanto as empresas de marketing de rede, recebem a maioria do seu dinheiro, das vendas a consumidores externos, como fazem a maioria das empresas legítimas.

Pirâmide Financeira e Marketing Multinível qual a diferença?
Pirâmide Financeira: Somente pessoas – Não tem Produtos

As empresas que atuam no mercado com esquemas de pirâmide financeira disfarçados como uma oportunidade de multinível, nem sempre são fáceis de identificarmos.

Mesmo quando um plano multinível não viola a lei, a comercialização do plano pode violar as regras do multinível sim, se os atos, métodos ou práticas são desleais, abusivas ou enganosas.

O que é vendido no Marketing Multinível e na Pirâmide Financeira?

Algumas empresas, chamam a si mesmas de marketing de rede, quando na verdade, elas estão realmente funcionando com um programa de pirâmide financeira, o que é totalmente ilegal.

Uma questão para determinar se uma empresa é de marketing de rede, é verificar se há produtos para revenda, e se esses produtos, são revendidos somente para os consumidores ou, para os seus próprios membros.

Sendo que estes membros, também precisam fazer o recrutamento de novos membros, para se cadastrarem na empresa e também consumirem seus produtos.

Nesta caso, a empresa é considerada uma empresa de marketing multinível legítimo. O problema está nas empresas que fazem esquemas de pirâmide, as quais utilizam o dinheiro de novos recrutados, para pagar os membros cadastrados que já estão no topo da rede.

A maioria das vezes, tiram proveito das pessoas, fingindo ser empresas de marketing multinível legítimo, fazendo com que os membros novos da pirâmide financeira disfarçada de marketing de rede, tenham enormes prejuízos.

O que acontecerá se você participar de uma Pirâmide Financeira

Se você vier a participar de um desses esquemas de pirâmide disfarçados como empresas de marketing multinível, a sua decisão irá afetar não só a você, mas também todos que você trouxer para o programa.

Para ajudar os consumidores a tomar decisões sábias, quando se trata de oportunidades de trabalho em casa, existem algumas dicas para as pessoas entenderem a diferença entre empresas de marketing multinível legítimo e empresas de pirâmide multinível.

Marketing multinível é uma oportunidade empresarial, é um método de negócio lícito e legítimo que utiliza uma rede de representantes independentes para vender produtos de consumo. Marketing multi-nível é uma maneira de entrar em negócios com um investimento de capital pequeno, muitas vezes, menor que R$ 100,00.

Afinal o que é Marketing Multinível (MMN) ou Marketing de Relacionamento?

 

Pirâmide Financeira e Marketing Multinível qual a diferença?
Pirâmide Financeira e Marketing Multinível

Marketing Multinível (MMN) ou Marketing de Relacionamento, é uma estrutura de negócios em que a empresa recruta distribuidores para vender os  produtos da empresa diretamente ao público.

Nunca assine um contrato ou pague qualquer dinheiro para participar de um programa de marketing multinível, ou qualquer oportunidade de negócio, sem tomar um pouco do seu tempo e ler toda a papelada.

Marketing multinível verdadeiro é uma oportunidade de negócio que várias empresas de vendas diretas utilizam, para motivar seus representantes cadastrados ou membros, a fazer o recrutamento de novos membros.

Estas empresas, também pagam aos membros cadastrados, uma comissão em porcentagem sobre as vendas efetuadas por seus recrutados, que são reconhecidos como um membro “downline”.

Todos os membros da rede também ganham comissões ou bônus através da venda direta de produtos da empresa aos seus clientes. É compreensível que os consumidores muitas vezes têm dificuldade em saber a diferença entre um esquema ilegal de pirâmide e uma oportunidade de marketing legítimo multinível.

Qual a melhor forma de identificar se uma empresa é pirâmide?

A melhor forma de identificar, (antes de se cadastrar e pagar sua adesão), se uma empresa de marketing multinível é uma pirâmide financeira ou não, é verificar se esta empresa faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas – ABVED. 

Se a empresa oferece produtos para consumo próprio ou de vendas diretas aos clientes, ou, se elas simplesmente, pregam o recrutamento de novos membros, não havendo produtos para consumo ou revenda.

Assista o vídeo abaixo da ABVED, para lhe ajudar a decidir se você virá a fazer parte de uma oportunidade de negócio de Marketing Multinível.

Related Posts