A dieta da sopa: benefícios e como funciona

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10 Receitas Deliciosas de Sopa Para Emagrecer

Qual é a dieta da sopa?

A dieta da sopa: benefícios e como funciona
A dieta da sopa benefícios e como funciona

A dieta da sopa não é apenas uma dieta, mas uma coleção de planos alimentares que prometem perda de peso significativa em um curto período de tempo. Em algumas dessas dietas, você consome nada além de sopa. Em outros, a sopa é a base do plano alimentar, mas você inclui outros alimentos prescritos.

A dieta da sopa: benefícios e como funciona

Dietas de sopa podem durar apenas cinco dias ou até 10 dias.

O que dizem os especialistas

“O conceito de comer sopa para perder peso já dura décadas, mas os especialistas dizem que uma dieta com toda a sopa carece de nutrientes e não é sustentável. Eles concordam que pode ser inteligente comer sopas embaladas em vegetais para algumas refeições, pois elas estão enchendo , denso em nutrientes e com poucas calorias “.

Benefícios

A dieta da sopa: benefícios e como funciona
Como fazer a dieta da sopa

Dietas de sopa existem há décadas. A dieta da sopa de repolho foi um dos primeiros planos alimentares baseados em sopa a ganhar popularidade nos anos 80. Nesse plano, as pessoas seguiram uma receita específica de sopa de repolho e a consumiram por sete dias na esperança de perder 10 quilos.

Desde então, outras dietas à base de sopa surgiram para acomodar diferentes estilos de alimentação e tendências de dieta. Por exemplo, existem planos de sopa de ceto, planos de sopa paleo , planos de sopa vegetariana e planos de sopa à base de feijão. Cada um desses planos promete perda significativa de peso em um curto período de tempo.

Algumas pesquisas mostraram que comer sopa pode ajudá-lo a comer menos no geral e, como resultado, perder peso. De acordo com um estudo de 2011, a ingestão de sopa foi associada a um menor índice de massa corporal (IMC) e menor circunferência da cintura. 1  No entanto, o estudo foi limitado, pois estudou apenas 103 homens japoneses.

Outro estudo realizado nos EUA encontrou associação entre consumo de sopa e menor peso corporal. Os autores do estudo concluíram que o consumo de sopa pode trazer benefícios para o controle do peso corporal. 2  Mas este estudo e o estudo japonês não investigaram dietas nas quais a sopa era o único tipo de alimento consumido. Faltam estudos que avaliaram uma dieta apenas com sopa.

A dieta da sopa pode funcionar para algumas pessoas, mas não é recomendada por muitos profissionais de saúde porque é muito restritiva.

Como funciona

Existem muitas variações diferentes da dieta da sopa. Estes são apenas alguns dos planos mais conhecidos. No entanto, apenas porque esses planos são populares, não os torna dietas saudáveis ​​ou planos eficazes para perda de peso.

Dieta básica da sopa

Na dieta básica da sopa, você pode consumir qualquer tipo de sopa. Isso significa que sopas cremosas e sopas à base de caldo são permitidas. Também incluem sopas enlatadas e caseiras. Sopas feitas com carne são incentivadas juntamente com sopas à base de plantas. Outros planos podem incluir uma receita específica a seguir e fornecer instruções detalhadas.

A maioria das dietas básicas para sopa dura sete dias, mas outras podem durar até duas semanas. Reivindicações on-line relatam que você pode perder de 10 a 15 libras durante esse período.

A dieta da sopa: benefícios e como funciona

Dieta da sopa de repolho

Esse plano alimentar de sete dias exige que você faça uma grande quantidade de sopa que inclui repolho como ingrediente principal, mas também pode incluir tomate, cebola, cenoura e um caldo à base de frango ou vegetal. A maioria dos sites que promovem o plano afirma que você pode perder até 10 libras em uma semana se seguir o programa com precisão.

Enquanto estiver na dieta da sopa de repolho, você também terá uma lista de alimentos permitidos e uma lista de alimentos a serem evitados. A maioria dos planos permite que você coma alimentos como carne e leite desnatado, mas restringe alimentos como bananas.

Este programa de perda de peso não inclui instruções sobre atividade física ou um programa de transição para um programa de alimentação saudável a longo prazo.

A Dieta do Sagrado Coração

Nesse plano de alimentação , você consome uma sopa feita com caldo de carne ou frango, feijão verde, aipo, tomate, cebola e cenoura. Quando a dieta se tornou popular, os defensores do programa alegaram que ela estava associada a um centro médico chamado Coração Sagrado. No entanto, essas alegações nunca foram fundamentadas.

De acordo com as alegações, se você seguir este plano, poderá perder de 10 a 17 libras em sete dias. Os alimentos que você come além da sopa incluem suco de frutas sem açúcar, arroz integral – em quantidades muito específicas. Por exemplo, batatas e tomates só podem ser consumidos em determinados dias e apenas em quantidades medidas.

Este programa de perda de peso não inclui instruções sobre atividade física ou um programa de transição para um programa de alimentação saudável a longo prazo.

Dieta da sopa de feijão

Nesta dieta, você consome sopa de feijão vegetal feita com ingredientes como cogumelos, pimentão, tomate em cubos, feijão, pimentão e aipo. Esta receita de sopa é mais complexa do que muitas outras.

Ao seguir este programa, você consome sopa de feijão duas vezes ao dia como refeição principal. Você também é incentivado a beber bastante água. As pessoas que seguem o plano de dieta são aconselhadas a evitar ou limitar frutas secas, nozes, sementes e abacates. Eles são incentivados a consumir alimentos sem óleo e à base de plantas.

Não há nenhuma reivindicação específica sobre uma quantidade específica de peso que você pode perder neste plano.

Keto Soup Diet

Esta dieta de sopa pode ser usada por aqueles que seguem uma dieta cetogênica , uma dieta paleo ou um plano alimentar com pouco carboidrato. A dieta dura cinco dias e fornece uma ingestão diária de 1.200 a 1.400 calorias e até 20 gramas de carboidratos. Certos alimentos como nozes e laticínios estão fora dos limites.

A sopa é feita com ingredientes como bacon, azeite, tomate seco, vinho tinto, abóbora e feijão verde. Algumas substituições são permitidas, mas recomenda-se aos que seguem a dieta que evitem certos vegetais, como couve, porque podem “impedir a perda de peso”. No entanto, essa preocupação com a couve é uma afirmação feita pelos defensores on-line desse plano alimentar e não é apoiada pela ciência.

O que comer

Como você pode ver, existem muitas variações da dieta da sopa. Cada um tem diferentes alimentos que são incentivados e alimentos que são limitados. Embora cada plano seja único, há certas tendências alimentares que emergem.

A dieta da sopa: benefícios e como funciona

Alimentos compatíveis

  • Caldo de galinha, vegetais ou carne
  • Vegetais verdes, como feijão verde e aipo
  • Tomates
  • Temperos

Alimentos não conformes

  • Doces, como sorvetes, assados ​​e doces
  • Lanches altamente processados, incluindo batatas fritas e bolachas
  • Laticínios, como creme, queijo e sorvete

Caldo

Em geral, todas as dietas da sopa exigem que você faça a sopa usando um caldo claro como base. Isso significa que você usará caldo de galinha, caldo de legumes ou caldo de carne.

Legumes

As dietas de sopa que seguem um estilo de comer com pouco carboidrato usam vegetais com um índice glicêmico mais baixo. Estes incluem nabos, couve-flor e couve. Geralmente, essas dietas evitam vegetais ricos em carboidratos, como cenouras.

Laticínios

Quase nenhum dos planos permite que você coma laticínios. Isso significa que não há creme no café ou copo de leite durante o almoço. Alguns planos permitem o leite desnatado, mas apenas em alguns dias.

Alimentos processados ​​e doces

Não espere comer lanches, biscoitos, doces ou assados ​​em nenhum desses planos. Quase todos os alimentos que vêm em uma caixa ou invólucro estão fora dos limites.

Tempo recomendado

Na maioria das dietas para sopas, você come três refeições por dia. Vários deles exigem que você tome sopa em todas as refeições, incluindo café da manhã. Outros permitem que você consuma uma refeição típica por dia e duas outras refeições que consistem apenas em sopa. Não há um período específico necessário para o consumo de refeições na maioria dos planos.

A dieta da sopa: benefícios e como funciona

Algumas (mas não todas) as dietas limitam ou proíbem totalmente os lanches.

Dicas de Culinária

Se você optar por seguir uma dieta de sopa, provavelmente poderá encontrar sua receita prescrita online. Para facilitar o processo, escolha um dia antes do início do programa para reunir os ingredientes e cozinhar sua sopa. Se o programa exigir que você consuma uma porção específica de sopa, meça cada refeição e empacote-a em um recipiente de porção única, para que esteja pronta para pegar e sair.

Modificações

Aqueles que tentam reduzir a ingestão de sódio, como aqueles com hipertensão, podem querer escolher um plano diferente ou usar apenas sopas com pouco sódio. Se você cozinhar sua sopa em casa, escolha caldo com pouco sódio para fazer sua receita. Você também pode fazer seu próprio caldo em casa, o que também pode ajudar a diminuir o sódio em sua sopa. Use vegetais frescos ou congelados em vez de vegetais enlatados, que geralmente adicionam sódio como conservante.

Considerações

Nutrição Geral

Se você não é uma pessoa que come vegetais regularmente, a dieta da sopa pode ajudá-lo a consumir mais vegetais ricos em nutrientes. As diretrizes gerais recomendam o consumo de pelo menos cinco porções de vegetais por dia. Sopa é uma ótima maneira de aumentar sua ingestão.

Se a sua dieta de sopa incluir uma receita sem carne, você também poderá colher os benefícios da alimentação à base de plantas. Estudos mostraram que dietas à base de plantas podem ajudar a reduzir nosso risco de doenças cardíacas e outras condições. No entanto, lembre-se de que um protocolo alimentar de uma semana com base em vegetais provavelmente não terá um grande impacto a longo prazo em seu risco de doença.

Sustentabilidade e praticidade no mundo real

A principal desvantagem de seguir uma dieta de sopa é que ela não é sustentável. De fato, essas dietas não devem ser sustentáveis. A maioria dos programas dura 10 dias ou menos. Em um período de tempo tão curto, você pode perder uma quantidade substancial de peso – mas a perda de peso provavelmente virá da perda de água – e não da perda de gordura.

A dieta da sopa é semelhante a outras dietas baseadas em grupos alimentares únicos – chamados mono-dietas . Por exemplo, existem dietas de pizza populares, dietas de smoothie, suco de jejum e até uma dieta de taco. Quase todos prometem substancial perda de peso a curto prazo, mas geralmente não são sustentáveis. Além disso, dietas que incluem alimentos de apenas um grupo de alimentos não são consideradas saudáveis ​​porque limitam sua capacidade de obter a ampla gama de nutrientes de que seu corpo precisa.

Se você seguir um desses programas e reduzir seu peso substancialmente em uma semana ou duas, é provável que o peso volte quando você retomar seu estilo de comer regularmente.

Energia e Saúde Geral

Ao contrário de outras dietas, você pode consumir calorias suficientes na dieta da sopa. De fato, um programa aconselha especificamente o consumo de 1.200 a 1.400 calorias por dia. Para muitas mulheres que estão tentando perder peso, esse pode ser um objetivo razoável em termos de calorias.

No entanto, se você é fisicamente ativo, pode precisar de mais energia ao longo do dia. Seu objetivo de calorias é único, com base no seu estilo de vida, sexo e tamanho. Certifique-se de obter uma recomendação individualizada de calorias para garantir que você a cumpra.

A dieta da sopa: benefícios e como funciona

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