SEO: O que você precisa saber? Conceitos Básicos

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SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosOlá seja muito bem vindo, para falar dos conceitos básicos do SEO, é preciso a gente entender algumas coisas, saber como funciona um site do Google, para você conseguir ter sucesso aí nas suas campanhas de SEO, nos seus projetos.

Vamos entender exatamente o que você precisa saber, para começar a ter resultados com os seus primeiros negócios na internet, usando o tráfego do Google, ou seja, conseguindo visitas do Google sem precisar ficar dependente de anúncio.

A primeira coisa que eu quero te falar, é que você não precisa ser um expert para posicionar seu site, não precisa ser um nerd, não precisa ser aquele cara que entende de programação.

Isso é um mito que algumas pessoas acreditam, que é preciso ser um expert, preciso ser um desenvolvedor, programador, entender de códigos, entender de criação avançada de sites e como montar um site do zero, mas isso não é verdade, não precisa saber disso.

Se você souber mexer com internet, já tem uma conta no Facebook, você tem pelo menos noções básicas de internet, de usar um computador, de usar as ferramentas que você provavelmente uso no dia-a-dia, então você não precisa mais do que isso para você criar um site.

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosO que você precisa na verdade entender, são os pilares da otimização de um site, esses pilares são divididos em três pontos, você precisa que o seu site tenha autoridade, relevância e credibilidade.

Isso é que é fundamental, para você ter um site de sucesso, um site que posiciona na primeira página do Google, que consegue muitas visitas através das pesquisas do Google.

Vamos aqui exemplificar isso, vamos supor que você tenha um site que alugue trajes para casamento, o seu site ele provavelmente deve ter páginas que falam sobre trajes, sobre noivos, sobre aluguel.

Isso quer dizer também, que o seu site é visitado por várias pessoas interessadas, compartilhado nas redes sociais, que o seu site ele tem citações de outros sites do mesmo segmento, ou seja, outro site falando sobre noivos, outros sites falando sobre trajes de casamento, outros falam sobre aluguel de trajes, citam o seu site certo.

Então é exatamente isso, que o site precisa para ele ter, autoridade, relevância e credibilidade, primeiro é ter um conteúdo falando sobre aquele determinado assunto, segundo é ter visita das pessoas interessadas naquele assunto, que compartilham daquele determinado assunto que você fala, e também citações de outros sites do mesmo segmento que o seu.

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosÉ exatamente isso que você vai precisar para você ter autoridade, relevância e credibilidade assim seu site vai conseguir ter excelentes resultados, eu sei que parece simples, na verdade é.

Para você não ficar perdido, você deve seguir alguns pontos, numa determinada ordem.

A primeira coisa é a pesquisa de palavras-chave, isso aqui é um ponto crucial, se você errar aqui, se você não acertar a mão nesse ponto, toda sua estratégia daqui para frente, muito provavelmente vai por água abaixo.

Pesquisa de palavras-chave, nada mais é do que descobrir o que as pessoas estão pesquisando na internet, relacionados ao nosso negócio, se a gente usar o nosso exemplo, site de aluguel de trajes para casamento, seria o que as pessoas pesquisam no Google, para encontrar esse nosso serviço, é isso que a gente precisa descobrir.

O segundo ponto que você precisa entender, é a configuração do site, você precisa entender como configurar o seu site, para otimizar os mecanismos de busca, ou seja deixar mais otimizado para o Google entender sobre o que é aquele assunto.

Tem vários pontos importantes aqui dentro da configuração do seu site, para que você seja encontrado, o primeiro ponto é otimização interna, que também é chamada de otimização on-page, que vai configurar exatamente, o que você pode fazer dentro do seu site, para você melhorar e conseguir aí boas posições nas buscas.

Outro ponto importante são os links para o seu site, também conhecidos como Backlinks, esses links que vão dar uma força para o seu site, para ser encontrado no mecanismos de pesquisas, um ponto muito importante aqui é a diversificação do perfil destes links, para você conseguir melhores resultados.

Dicionário do SEO

Agora eu vou lhe apresentar o dicionário de SEO, como a gente sabe que nesse mundo do SEO, nesse mundo da otimização, a gente tem várias palavras que não são conhecidas da maioria das pessoas e algumas palavras em inglês na verdade a maioria das palavras em inglês eu preciso falar aqui sobre esses termos explicar o que é que cada um significa para você entender.

Algoritmo

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosAlgoritmo que é uma programação criada para determinar como o mecanismo de busca irá indexar o conteúdo e disponibilizar os resultados para os usuários, é um código, ou uma série de códigos, uma série de programações, em que as ferramentas como o Google, utilizam para ranquear ou seja posicionar aquele site ali ou não nas buscas, esses códigos a gente não tem acesso o Google nunca falou e nunca vai falar abertamente sobre eles mas a gente sabe que existe.

Alt Tag (Texto Alternativo)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosAlt Tag ou texto alternativo é o texto utilizado em imagens, para identificar o conteúdo da mesma, o Google ele não sabe ler imagens, apesar de já ter evoluído muito essa parte do Google de tentar saber o que é que aquela imagem significa, imagem representa, mas até hoje o Google ainda não sabe identificar perfeitamente, o que aquela imagem quer dizer, o que aquela imagem mostra, então você precisa colocar um texto que é chamado de texto alternativo ou Alt tag, dentro dessa imagem para que o Google identifique que aquela imagem significa aquele conteúdo, ou seja se você tem uma imagem de um bolo dentro do seu site, o Google não vai identificar que aquilo ali é um bolo meramente passando pela imagem, então você coloca um texto alternativo dentro dessa imagem, e o Google vai conseguir identificar que aquilo é uma imagem de um bolo.

Anchor Text (Texto Âncora)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosTexto âncora ou anchor text é o texto ou palavra usado em um link, quando você recebe o link ou quando você quer linkar para outro site, você pode colocar esse link dentro de um texto, dentro de uma palavra e isso é o chamado texto âncora.

Backlinks (Inbound Links)

Backlinks ou inbound links são os links vindos de outros sites quando um site ou blog linka para o seu site, isso é chamado de backlink, ou seja é um link de volta, é um link de entrada, é um link de outro site de outro blog apontando para o seu.

Bot (Crawler, spider, robô)

São os robôs do mecanismo de busca que rastreiam o site, robôs que passam por toda a internet, por todos os sites, todas as páginas e identificam ali aquele site, aquele conteúdo, e eles levam essas informações para o algoritmo, para fazer essa medição se aquele site vai ficar bem posicionado ou não.

SERP (Search Engine Results Page)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosSão os resultados de pesquisa nos mecanismos de busca, quando você faz uma pesquisa no Google, você recebe aquela página com vários sites, com 10 sites na primeira página, e aquela página é exatamente a SERP, que é essa página de resultados da sua pesquisa, é nada mais do que isso.

DA (Domain Authority)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosÉ a métrica do MOZ para identificar a força de um domínio.

PA (Page Authority)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosÉ a métrica do MOZ para identificar a força de uma determinada página específica.

TF (Trust Flow)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosÉ uma métrica do Majestic para identificar a credibilidade dos links.

CF (Citation Flow)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosÉ a métrica do Majestic para identificar a força dos links.

Outbound Links

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosSão os links do seu site que apontam para outro site, é quando você tem aquele link apontando para um site externo, um site que não é seu.

Keyword

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosSão palavras-chave ou frases, que você vai trabalhar para posicionar o seu site, digamos que você tem uma doceria e que você vende bolo de brigadeiro em São Paulo, a palavra-chave que você quer ser encontrado é bolo de brigadeiro em São Paulo, é exatamente essa a Keyword que você precisa trabalhar para você se posicionar no Google, conseguir atrair pessoas interessadas naquele determinado assunto.

Onpage (Onsite)

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosÉ otimizar o seu site para melhorar o posicionamento nas buscas, dentro daquela otimização interna do seu site que a gente chama otimização onpage.

(PBN) Private Blog Network

SEO: O que você precisa saber? Conceitos BásicosÉ uma rede privada de blogs, que nada mais é do que uma rede de sites usada para criar ou aumentar os seus backlinks, você cria uma rede de blogs para você linkar para o seu site e conseguir maior relevância, melhores resultados.

Link Building

É o processo da criação de backlink, nada mais é do que você conseguir links apontando para o seu site.

Resultado Orgânicos

Resultados orgânicos nada mais são do que os sites que aparecem nas buscas sem pagar por anúncios, se você paga por anúncio esse é um resultado pago, um resultado de publicidade paga, se você não paga por anúncios, esses são os resultados orgânicos.

Tráfego

Tráfego nada mais é do que as visitas que o seu site recebe.

SEO

Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, é esse processo, essas estratégias que a gente utiliza para gente aparecer bem posicionado nas buscas, conseguir mais visitas e consequentemente fazer mais vendas, fazer mais negócios.

 


 

Após esta breve apresentação, acredito que você já se convenceu sobre o poder do SEO para seus negócios, e pensando em ajudar a você a colocar seu negócio em um patamar mais elevado, abaixo vou deixar o link para você conhecer um ótimo curso, onde você irá aprender como atrair visitantes para o seu site ou blog sem gastar um centavo com anúncios.

 

SEO: O que você precisa saber? Conceitos Básicos

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo artigo, para quem trabalha como empregado, e quiser investir para o futuro, SEO acredito que é um bom caminho, você faz um pouco todo dia, para colher os resultados mais a frente.

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